Projeto mostra como IA pode ser uma aliada na educação
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É fato que a Inteligência Artificial está no centro dos debates. O seu uso, assim como a sua aplicação na educação e questões éticas, são alguns dos principais temas que dividem opiniões. Por isso, as boas práticas têm de ser divulgadas. Bons exemplos inspiram e mostram como a IA pode beneficiar a educação.
Uma iniciativa do Governo do Piauí para a rede pública estadual foi uma das vencedoras do ‘Prêmio Unesco Rei Hamad Bin Isa Al-Kalifa’, que reconhece boas práticas na adoção das tecnologias da informação e comunicação (TIC).
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, o programa Piauí Inteligência Artificial recebeu a honraria concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com o governo do Bahrein.
A premiação da Unesco existe desde 2005 e reconhece organizações e pessoas que promovem o uso criativo das tecnologias para aprimorar o aprendizado. O programa piauiense concorreu com 86 iniciativas de mais de 50 países. Este ano, o tema foi: “Preparando alunos e professores para o uso ético e responsável da inteligência artificial”.
O programa piauiense
O estado foi o primeiro das Américas a incluir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo da educação básica. Hoje, o programa beneficia mais de 120 mil estudantes, do 9° ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. O objetivo é preparar os jovens para os desafios do mundo e para as oportunidades geradas pela tecnologia.
O currículo é baseado em três pilares centrais: letramento de dados, letramento em algoritmos e letramento em modelos. A dimensão ética é um componente transversal.
Fonte: Porvir
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