Exploração, observação e descoberta são essenciais para o aprendizado
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Investigar é uma das brincadeiras favoritas das crianças. Elas adoram perguntar, experimentar e observar. E, sem perceber, já estão praticando o que há de essencial na ciência: a curiosidade de entender o que está ao nosso redor.
Por isso, na Educação Infantil, esse impulso deve ser nutrido diariamente, por meio de experiências que despertem o encantamento e valorizem o processo de descoberta. A curiosidade é uma forma de aprendizado, e o educador deve acolher as perguntas e oferecer contextos para que os alunos explorem, construam hipóteses, investiguem e elaborem suas próprias respostas.
Pequenas experiências cotidianas na escola podem ser oportunidades potentes de aprendizagem: o plantio de sementes e a observação de seu desenvolvimento, os detalhes da escola, os sons no pátio, as árvores e as flores. Tudo isso é um material rico para propostas de investigação. Não são necessários laboratórios nem experiências sofisticadas. O ambiente cotidiano já é, por si só, capaz de gerar imensa curiosidade nas crianças.
O educador, como condutor dessas experiências, pode participar com perguntas abertas, que valorizam o pensamento das crianças e permitem que elas próprias construam suas narrativas. Cultivar a curiosidade e estimular que as crianças perguntem, observem e testem hipóteses é formar sujeitos que questionam e que aprendem com os próprios erros.
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