O Brasil ainda está longe de alcançar as metas globais
Freepik
A Agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) é um plano de ação global que orienta os estados-membros na busca pelo desenvolvimento sustentável até 2030, envolvendo as dimensões econômica, social e ambiental. A Agenda se baseia em cinco princípios: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.
Definida em 2015, a agenda 2030 inclui uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas. O documento também define prazos para que os governos dos 193 países-membros, incluindo o Brasil, alcancem os ODS. São eles:
- Erradicação da Pobreza
- Fome Zero e Agricultura Sustentável
- Boa Saúde e Bem-Estar
- Educação de Qualidade
- Igualdade de Gênero
- Água Potável e Saneamento
- Energia Limpa e Acessível
- Emprego Decente e Crescimento Econômico
- Indústria, Inovação e Infraestrutura
- Redução das Desigualdades
- Cidades e Comunidades Sustentáveis
- Consumo e Produção Responsáveis
- Ação Contra a Mudança Global do Clima
- Vida na Água
- Vida Terrestre
- Paz, Justiça e Instituições Eficazes
- Parcerias e Meios de Implementação
Em 2022, o Brasil apresentou na ONU um balanço de seus ODS. Chamado de Relatório Nacional Voluntário, o documento mostra a evolução do país em cada um dos 17 ODS, do período de 2016 a 2022.
O documento considera o período de 2016 a 2022 e mostra que, das 169 metas dos ODS, apenas 14 (8,2%) foram plenamente cumpridas; enquanto 35 (20,7%) apresentaram uma evolução positiva; 26 metas (15,4%) não mostraram nenhum progresso, e 23 (13,6%) sofreram retrocessos. Já 71 metas (42%) não puderam ser adequadamente avaliadas devido à falta de dados disponíveis ou a irregularidades nas séries de dados coletados.
Fontes: Territórios em Rede e Agência Brasil.
COMENTÁRIOS