Fazer receitas simples com sobras de alimentos pode ser uma ótima atividade em sala de aula
É possível e muito importante falar com alunos da Educação Infantil sobre o desperdício de comida. Estimular o olhar dessas crianças para um grande problema mundial pode ser feito de forma prática e divertida.
Segundo o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 da ONU, em 2022, foi gerado 1,05 bilhão de toneladas de resíduos alimentares (incluindo partes não comestíveis), o que dá 132 quilos de alimentos por pessoa. Esse relatório aponta que os alimentos mais desperdiçados são frutas, hortaliças, tubérculos e laticínios. O Brasil, por exemplo, desperdiça mais de 55 milhões de toneladas de alimentos por ano.
O desperdício acontece durante todo o caminho que o alimento faz, desde a hora do plantio até o momento em que chega a nossa casa. Nós, os consumidores finais, por exemplo, desperdiçamos anualmente 7,5 milhões de toneladas de alimentos.
Conscientizar as crianças, trabalhando o ciclo da comida e entendendo como elas enxergam o caminho que o alimento faz até chegar no prato pode dar indícios de como abordar o assunto do desperdício em sala de aula. De onde vem e para onde vai o que comemos são boas perguntas para iniciar essa sondagem. Esta pode ser uma conversa muito rica e cheia de aprendizados.
Outra ideia é o exercício de observação. Estimule as crianças a olharem durante os lanches na escola e as refeições em casa quanto de comida ficou no prato, quais tipos de comida sobram mais, o que foi para o lixo e o que poderia ser utilizado novamente.
As receitas também são aliadas desse tema. Fazer bolos e tortas utilizando a casca dos alimentos, além de divertido e gostoso, ainda fornece material para o assunto do desperdício.
Fontes: Pacto contra a Fome, Metrópoles, ONU e Eduka.
COMENTÁRIOS