Crianças que enfrentam dificuldades de fala podem encontrar no canto uma forma mais fluida de se expressar
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A música tem se consolidado como um importante recurso pedagógico no processo de alfabetização infantil, por estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais de leitura e escrita de forma lúdica e envolvente. Segundo publicações da Edutopia e do Instituto Claro, a utilização de canções, rimas e jogos sonoros não só desperta o interesse das crianças, como também fortalece competências fundamentais para a aprendizagem.
A pedagoga e pesquisadora curitibana Luciana Tavares afirma que a apropriação da linguagem e da escrita acontece de forma contínua, estando sempre ligada ao contato com a cultura. Nesse contexto, a música, como expressão cultural, desempenha um papel importante no aprendizado.
Para elaborar um texto, é preciso considerar ritmo, velocidade, intensidade e sonoridade – elementos presentes também nas canções, que contribuem para a compreensão da fluência da linguagem. Segundo Tavares, compreender a linguagem é um processo complexo: “Ouvir, falar, escrever e ler não são atividades isoladas, mas interligadas. A música auxilia as crianças a perceberem e assimilarem esse conjunto de habilidades.”
Portanto, propostas como cantar sílabas em ritmo de marcha, bater palmas acompanhando rimas de livros e músicas, brincar com sons graves e agudos usando fantoches e estimular a oralidade por meio de canções que envolvem movimentos corporais favorecem o desenvolvimento da consciência fonológica e se tornam um processo essencial para a alfabetização, pois permitem à criança compreender a estrutura das palavras e assimilar melhor a relação entre som e escrita. Além disso, estimulam competências como memória, coordenação motora, atenção e até a oralidade.
Nesse sentido, a música não deve ser vista apenas como uma técnica isolada, mas como uma ferramenta criativa capaz de ampliar repertórios e enriquecer o processo pedagógico. Para isso, é essencial que os educadores selecionem canções apropriadas, com letras simples, repetições e rimas que estimulem a percepção sonora e facilitem a apropriação das estruturas da língua.
Assim, a música pode tornar a alfabetização uma experiência dinâmica, expressiva e humanizada. Ao integrar ritmo, melodia e linguagem, ela estimula não apenas as habilidades cognitivas e linguísticas, mas também a criatividade e a confiança das crianças em seu processo de formação como leitoras.
Fontes: Edutopia e Instituto Claro.
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