Artes

FEITO EM CASA: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO

O projeto Feito em Casa disponibiliza 32 videoaulas gratuitas de arte e artesanato para professores de todo o Brasil.

ico comments 0

O Feito em Casa se destaca pela acessibilidade e pela qualidade de sua proposta
Reprodução/Feito em Casa

O projeto Feito em Casa (https://feitoemcasa.tv.br/) tem como principal objetivo oferecer uma nova forma de ressignificar o cotidiano, incentivando a criatividade e as brincadeiras. Por meio da plataforma, professores de todo o Brasil podem acessar gratuitamente 32 videoaulas de arte e artesanato. As aulas estão organizadas em quatro módulos, cada um com oito oficinas, e apresentam técnicas artísticas que estimulam o “faça você mesmo”, valorizando o uso de materiais acessíveis e sustentáveis.

A curadoria do projeto é feita pelo coletivo Zebra5, com a realização da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução. Todo o projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da empresa química Basf.

As videoaulas foram planejadas para atender desde iniciantes até profissionais experientes, utilizando linguagens que facilitam o aprendizado de jovens e adultos. Segundo Alice Coutinho, gestora da Muda Cultural, mesmo docentes com formação em artes podem descobrir novas abordagens criativas para aplicar em sala de aula.

Além de professores de Arte, as oficinas também são indicadas para docentes de outras disciplinas e educadores que desejam ampliar seu repertório pedagógico e promover práticas interdisciplinares. Um exemplo é a oficina conduzida por Cleide Toledo, artesã especializada em palha de taboa, que combina técnicas tradicionais indígenas com conceitos de Matemática, como proporções e manipulação de materiais.

Para Alberto Duvivier, arte-educador do Zebra5 e curador das oficinas, a diversidade – de gênero, etnia, origem e formação – foi um critério central na seleção das atividades, garantindo excelência artística, técnica e pedagógica.

Embora as videoaulas estejam abertas a qualquer interessado, seu potencial educativo se amplia quando mediadas por um professor em sala de aula, que desempenha papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes, estimulando autonomia, protagonismo e criatividade.

Dessa forma, o projeto representa uma oportunidade de levar inovação, diversidade e criatividade para a educação, oferecendo ferramentas práticas que engajam os alunos em experiências artísticas significativas. As videoaulas estão disponíveis gratuitamente no site do projeto, que também fornece informações de contato e presença nas redes sociais.

 

Fontes: Porvir e Feito em Casa.

 

0

COMENTÁRIOS

Deixar comentário

QUER SABER AS novidades?

ASSINE A NEWSLETTER

    NEWSLETTER

    Cadastro realizado com sucesso!

    news image

    Pergunta Curiosa

    Envie sua pergunta
    ao Farolete

    Preencha os campos abaixo:



      Pergunta Curiosa

      Enviada com sucesso!

      Success message

      Pergunta Curiosa

      Envie sua pergunta
      ao Farolete

      Falha no envio do formulário, tente novamente mais tarde.

      Resposta para a pergunta curiosa

      Envie sua resposta
      ao Farolete

      Preencha os campos abaixo:



        Resposta

        Enviada com sucesso!

        Success message

        Resposta

        Envie sua resposta
        ao Farolete

        Falha no envio do formulário, tente novamente mais tarde.

        loading