Exercícios simples de respiração podem auxiliar no autocontrole de crianças pequenas
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O cuidado com a saúde mental é um tema que vem sendo amplamente discutido nas escolas. A pergunta é: como ajudar nossos alunos a lidarem melhor com seus sentimentos?
Exercícios de respiração podem ser a chave para ensinar o caminho do autocontrole. Uma técnica famosa e que pode ajudar as crianças é uma respiração conhecida como “Estrela do mar”. A prática é simples, acessível e funciona assim:
- A criança abre uma das mãos, como se fosse uma estrela.
- Com o dedo indicador da outra mão, ela começa a contornar os dedos abertos.
- Ao subir pelo contorno de um dedo, a criança inspira profundamente pelo nariz.
- Ao descer pelo contorno do dedo, ela expira devagar pela boca.
- O processo continua até percorrer todos os cinco dedos da mão.
Essa prática ajuda a tornar a respiração consciente e rítmica, além de trazer um apoio visual e tátil (a própria mão) que facilita a concentração e a calma.
Outra técnica que tem muita aderência com as crianças pequenas é a “Respiração Arco-íris”. Ela ajuda a relaxar usando o corpo e a imaginação:
- A criança se senta confortavelmente, de pernas cruzadas.
- Deixa os braços relaxados ao lado do corpo.
- Inspira pelo nariz enquanto levanta os dois braços, bem esticados, desenhando um arco no ar – como se estivesse pintando um arco-íris.
- Quando as mãos se encontram no alto da cabeça, começa a expirar devagar pela boca, descendo os braços juntos até tocarem o chão ao lado do corpo.
- O movimento pode ser repetido várias vezes, sempre imaginando as cores do arco-íris sendo desenhadas no céu.
Outra técnica é chamada de “Passando o silêncio”. Nela, os alunos ficam sentados em círculo, cada um com as mãos em formato de concha, como se estivessem segurando algo delicado. O professor inicia a brincadeira juntando as próprias mãos em concha e, em voz baixa, anuncia que está “passando o silêncio”. Em seguida, faz o gesto de entregar esse silêncio para o colega ao lado, que recebe com as mãos em concha e o transmite para o próximo. Assim, o silêncio vai circulando entre todos, de mão em mão, até percorrer toda a roda. A atividade é simples, mas muito eficaz: além de trabalhar a atenção e o autocontrole, cria um clima de calma coletiva, fortalecendo o senso de conexão entre o grupo.
A música também é uma aliada em momentos de descontrole. Ela pode criar um ambiente relaxante e acalmar intencionalmente os sentidos.
O cantinho da paz também pode ser um aliado. Ele pode ser criado coletivamente com a classe, que escolhe objetos que podem ser usados em momentos de necessidade de autocontrole. Pode ser papel, giz, lápis de cor, massinha, livros e bichinhos de pelúcia. A dica é organizar o espaço juntos. Quando estiver pronto, peça aos alunos que se revezem nas visitas, enfatizando que todos temos momentos em que precisamos nos recompor, inclusive nós, os adultos.
Fonte: Edutopia.
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