Cães de suporte emocional auxiliam o dia a dia de escolas
Freepik
Já não é novidade a importância que animais de estimação têm para o suporte emocional das pessoas. Ao longo dos anos, os cães, por exemplo, têm se mostrado altamente eficazes no tratamento de transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade e depressão. Estudos apontam que crianças que interagem com um cão de estimação ou um cão de suporte emocional durante tarefas tensas apresentaram menos estresse e um afeto mais positivo.
Diante dos desafios de saúde mental que as crianças do mundo todo enfrentam, algumas escolas estão adotando um aliado importante para melhorar esse cenário.
A Escola Adventista da Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, tem na cachorrinha Sandy um importante suporte emocional. A influência de Sandy foi percebida no comportamento dos estudantes por Adriana Rodrigues de Carvalho, diretora da escola. “A gente notou que o rendimento escolar teve uma crescente. No comportamental, nem se fala, a gente tinha alunos aqui que todos os dias estavam na sala da direção sendo orientados. E, com a chegada da Sandy, essas visitas diminuíram bem.”
A cachorrinha Sandy faz um treinamento de segunda a sexta-feira e mora na escola. Aos sábados e domingos, vai para um canil, onde recebe acompanhamento e suporte de adestradores profissionais.
Fontes: G1 e Instituto RedDogs.
COMENTÁRIOS