Ao longo dos anos da educação básica, os alunos devem desenvolver competências para gerir suas emoções
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A BNCC apresenta dez competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica, entre elas autoconhecimento, autocuidado, empatia, cooperação, responsabilidade e cidadania. Mas como criar um terreno fértil para que essas competências sejam estimuladas de forma prática e objetiva nos alunos?
O primeiro passo é criar espaços que valorizem a infância, permitindo que a criança sinta que faz parte dos ambientes sociais. Quando ela está sempre tentando se encaixar ou se adaptar, não é possível construir espaços saudáveis para o desenvolvimento socioemocional.
As diferentes formas de expressão também precisam ser acolhidas. O choro, por exemplo, deve encontrar um ambiente de empatia para que as crianças pequenas possam se comunicar com liberdade e segurança.
À medida que crescem, as crianças passam a nomear melhor seus sentimentos. O adulto responsável pode acolher essas emoções e apresentar formas de autorregulação. Estratégias para lidar com erros e frustrações, além de ferramentas para regular as emoções, ajudam os alunos a compreender e manejar seus sentimentos.
O mais importante: seja exemplo. Os professores devem ser o porto seguro das crianças, e suas atitudes se tornam modelos para elas.
Fonte: Nova Escola
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